Prefeitura, entidades representativas do município, polícia militar e iniciativa privada vão participar das ações em prol dos desabrigados do município e do remanejamento daqueles que se encontram em situação de risco. Esse foi o acertado na reunião convocada pela prefeita Márcia Cavalcante, após o caos que se alastrou no município, durante as chuvas que se iniciaram às primeiras horas da quinta-feira, 28. Na reunião foi elaborado pela assessoria jurídica da prefeita o Decreto de Emergência que será assinado por Márcia no início da manhã desta sexta-feira. Os primeiros passos serão dados no sentido de remanejar os moradores em situações de riscos para casas de parentes ou para os abrigos disponibilizados pela prefeitura o centro de convivência de idosos e pelo colégio Externato a quadra de esporte. O problema maior vai ser daquelas famílias que resistem em deixar seus imóveis com medo de roubo dos últimos pertences que restaram após a enxurrada.
Pela parte da manhã outras equipes percorrerão as áreas atingidas na cidade e no interior do município, com o objetivo de fazer levantamento da real situação que se encontra, principalmente, a zona rural que, segundo o secretário de infraestrutura Eliézio Damasceno, que mora na localidade São Jorge, algumas vicinais se encontram sem condições de tráfego, que pode prejudicar a locomoção dos moradores. Uma equipe maior estará visitando lojas e residências para fazer a coleta de doações de colchões, roupas, comida e produtos de higiene.
A prefeita durante a reunião manteve contato com o chefe da casa civil do Estado Zenaldo Coutinho, que se prontificou em dar ajuda para o município. Zenaldo prometeu que ainda no início da manhã desta sexta-feira, fará contato com Márcia e relatará que tipo de ajuda o governo Jatene dará ao município.
Quem esteve no final de tarde na beira do rio Guamá, pode constatar que a maré sobe de maneira impressionante e jamais vista no município. O perigo que a maré alta pode trazer é de uma possível chuva que venha castigar a cidade durante a noite, o que impossibilitaria o esgotamento das águas pluviais para o rio.
O corpo de bombeiros do Estado já foi contatado para que um contingente permaneça no município até que as coisas voltem ao normal. A polícia militar começa nesta noite uma operação pelos bairros atingidos a fim de evitar a ação de ladrões nas áreas.
A secretaria de infraestrutura já começou os trabalhos de recuperação da Magalhães Barata, estrada que liga às principais localidades e ao município de Bonito. Segundo informações de moradores dessas áreas muitos veículos, principalmente, caminhões carregados estão atolados na estrada após tentarem desviarem caminho pela localidade São José.
O Denit já concluiu boa parte dos reparos do primeiro buraco aberto no asfalta e não dá previsão de quando a rodovia estará liberada para os veículos. Informações de técnicos do departamento dão conta de que a cabeceira da ponte do km 04 trincou o que há risco de desabamento. A ação só vai ser normalizada após a baixa das águas que correm no igarapé que foi afetado pelas enxurradas.
Fonte: Correio 010
Reunião na câmara traçou estratégia de ajuda à população afetada pelas chuvas
07:36
Blog da Câmara Municipal de São Miguel do Guamá