Direitos humanos deverão ser ensinados nas escolas do ensino básico em 2012


40% dos Municípios já incorporaram o tema nos respectivos plano de educação, segundo IBGE
Brasília - Os alunos do ensino básico poderão ter uma nova disciplina em 2012: Direitos humanos. O assunto é objeto de pesquisa em 5.565 secretarias municipais de educação, que está sendo realizada a pedido da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH).
A questão básica do levantamento é saber como os princípios e as ações programáticas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) estão contemplados na política educacional dos Municípios brasileiros. Ontem, representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE), participaram de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal para discutir o assunto.
Segundo o IBGE, cerca de 40% das cidades incorporaram o tema nos respectivos planos de educação. A proposta do CNE é que sejam realizadas audiências públicas em todo país para discutir o tema.
A pedagoga e coordenadora de projetos da Escola de Gestão Pública - instituição ligada à Associação Brasileira de Municípios - Silvia Slene, avalia que o tema precisa ser tratado na transversalidade do currículo escolar e colocado em prática no dia-a-dia das escolas. “Abordar os direitos humanos na escola é importante na constituição do sujeito  contemporâneo - mas é preciso garantir a formação continuada dos professores para lidar com a complexidade do tema”.
O PNEDH foi lançado pelo Ministério da Educação em 2003 e tem com o objetivo planejar, orientar e fomentar ações educativas para desenvolver uma cultura de direitos humanos no País.
Para acessar os referenciais do PNEDH clique aqui


Fonte: Assessoria de Comunicação ABM

 

Twitter Twitter Twitter